Entenda o que é e como aplicar no dia a dia

Biofilia é uma palavra que pode parecer nova e estranha para muitas pessoas, mas nos últimos meses, vem ganhando espaço no universo da arquitetura e do design. Esse conceito não se limita apenas a criar paredes verdes ou usar madeira nos projetos, tampouco é apenas um termo vago como "sustentabilidade". Na verdade, a ideia vai muito além disso, buscando promover o bem-estar, a saúde e o conforto emocional ao reconectar as pessoas com a natureza através de projetos que fomentem essa relação.

Um exemplo para entendermos melhor a biofilia no dia a dia é imaginar o cenário perfeito para relaxamento, que transmite tranquilidade, descanso e conforto. Provavelmente, pensamos em um local cercado pela natureza em vez de um shopping center, certo? No entanto, passamos a maior parte do nosso tempo em construções sem contato com a natureza, seja em casa, no trabalho ou até mesmo nos momentos de lazer. Esse estilo de vida moderno, caótico e baseado no individualismo e no acúmulo de coisas tem impactos negativos em nosso corpo físico, causando estresse, ansiedade, obesidade, entre outras doenças.

Esses impactos também se refletem nos ambientes de trabalho, levando à redução da produtividade, alta rotatividade de funcionários, presenteísmo (quando a pessoa está presente fisicamente, mas desconectada do trabalho) e outros fatores negativos.

A biofilia não é apenas um conceito subjetivo, mas sim embasado na ciência. Apesar de ser uma pauta recente, estudiosos observam essa relação há algum tempo. O termo biofilia foi usado pela primeira vez pelo psicólogo Erich Fromm em 1964 e, nos anos 80, pelo biólogo Edward O. Wilson, que detectou como a urbanização começou a promover uma forte desconexão com a natureza. Estudos mais recentes comprovam que "um ambiente desprovido de natureza pode ter um efeito negativo na saúde, produtividade e bem-estar" e que "a adição de elementos biofílicos ao interior pode reduzir o estresse, a pressão arterial e os batimentos cardíacos, enquanto aumenta a produtividade, a criatividade e o bem-estar geral".

A prática do Design Biofílico envolve a incorporação de elementos em projetos que considerem essa conexão com a natureza. Alguns desses elementos incluem a utilização de iluminação e ventilação naturais, o uso de plantas em espaços internos, ambientes mais silenciosos ou com sons que remetam à natureza (como uma fonte de água, por exemplo) e a utilização de materiais sustentáveis e eficientes. Cores e texturas que se assemelham ou reproduzem padrões encontrados na natureza também podem ser estratégias para projetos de design biofílico, tanto em espaços residenciais quanto corporativos. Essas pequenas mudanças têm o potencial de gerar grandes impactos nas próximas gerações. O objetivo é que os projetos de arquitetura sejam cada vez mais centrados nas pessoas, compreendendo o ser humano como parte integrante do todo, o Planeta Terra, e não separado dele. A biofilia nos lembra da nossa conexão essencial com a natureza e como ela pode influenciar positivamente nossa qualidade de vida e bem-estar.

  • CIDADE: Sertãozinho - SP
  • DATA: Maio - 2023
  • ARQUITETA & DECORADORA: Giovanna Magro
  • SERVIÇOS: Design Biofílico

Quer transformar seu projeto de arquitetura e decoração em realidade? Fale comigo pelo WhatsApp!

WHATSAPP